Infertilidade

Considera-se infértil um casal que, sem utilização de nenhum método contraceptivo e mantendo relações sexuais regularmente por um período de 12 meses, não obtém gestação. Acredita-se que a probabilidade mensal de um casal normal gerar um filho seja de 20 %. Estudos recentes mostram que hoje em dia cerca de 2 em 10 casais têm problemas para conceber e necessitam de tratamento.
Nos EUA, no início do século passado, o índice de fertilidade era de 3,8 filhos por mulher. Atualmente o índice é de 1,8 filhos por mulher. Existem vários fatores que implicam na diminuição deste índice, sendo um dos mais importantes o retardo no desejo da maternidade.

No quadro abaixo, num estudo feito por F Ubaldi, se observa em relação a idade, o que seria necessário para se obter um embrião euplóide, ou seja , com normalidade genética. Nota-se que aos 35 anos quando se obtém em uma estimulação somente 5 folículos, invariavelmente teremos 1 embrião normal ao fim do processo. Aos 42 anos, para se obter este mesmo embrião normal, seria preciso cerca de 18 folículos, o que em uma única estimulação é muito difícil.
Por este motivo é que as pacientes com mais idade, necessitam, às vezes, mais do que um ciclo de tratamento para se obter a gestação.

Os tratamentos de infertilidade visam melhorar as chances de um casal conceber, através de várias técnicas e táticas. Para tanto, é fundamental que se faça um diagnóstico correto das causas que levam o casal a estar infértil. Clique no botão abaixo e conheça as principais causas de infertilidade.

Close Menu
×