Home Fertilidade Tratamentos Inserminação artificial (IA)



Inseminação artificial, por definição, é a introdução do gameta masculino, espermatozóide, no trato genital feminino. Existem vários tipos de inseminação artificial, sendo a mais utilizada a inseminação intra-uterina. A diferença entre os vários tipos é basicamente o local do trato genital onde a amostra de espermatozóides é depositada na mulher. Existem basicamente 5 tipos de inseminação artificial:

Inseminação intracervical
Inseminação intrauterina
Inseminação intratubária
Inseminação intraperitoneal
Inseminação intrafolicular

No gráfico ao lado, você poderá ver a descrição das técnicas.

Os casos onde a técnica de inseminação artificial é mais indicada são:

- Disfunções na relação sexual
- Presença de anticorpos anti-esperma
- Alterações no muco cervical ou no colo uterino
- Endometriose
- Diminuição de número, motilidade e penetração dos espermatozóides
- Infertilidade sem causa aparente
- Ausência de espermatozóides no parceiro, onde é utilizada uma amostra de um doador que é descongelada, preparada e utilizada para este fim

A inseminação deve ser feita no período ovulatório da paciente, podendo esta ter sido submetida ou não à indução de ovulação como vimos anteriormente. Para tanto, é necessária a monitoração precisa através de ultra-sonografia e exames hormonais.

Vários estudos comprovam que a indução de ovulação múltipla (2 a 3 folículos), quando associada à inseminação artificial, aumenta as chances de gestação. Um estudo publicado em 2002 mostra que nos EUA, no ano de 2000, o percentual de gestação de pacientes sendo submetidas à inseminação intra-uterina sem estimulação ovariana foi de 12,5%. Nas pacientes submetidas a estímulo ovariano, o percentual elevou para 24%.

Geralmente, fazemos um total de até 3 inseminações artificiais para cada caso. Se após estas tentativas, onde os procedimentos foram plenamente satisfatórios, não obtivermos sucesso, partimos para técnicas de maior complexidade como a fertilização in vitro.





Indução da Ovulação

Fertilização "in vitro"

FIV com Doação de Óvulos

Tratamentos com sêmen de doador

Outros Tratamentos

PGD

HLA-G

Infertilidade Imunológica




Inseminação artificial:



 clique para entender as técnicas
© clínica de medicina reprodutiva 2003
Rua Alexandre Ferreira, 462 - Lagoa - Rio de Janeiro - Telefone: (21)2286-5921 | 2537-5218 - Fax: (21) 2579-0198