Home Fertilidade Tratamentos Infertilidade Imunológica



Os apectos imunológicos relacionados à infertilidade têm ganho muito destaque com as últimas pesquisas científicas. Hoje se sabe que pacientes com falhas repetidas em procedimentos de fertilizacão in vitro e inseminação artificial podem estar desenvolvendo fatores relacionados ao sistema imune que impedem que os embriões tenham um processo de implantação normal no útero.

Se considerarmos que tanto o espermatozóide quanto o embrião são agentes estranhos ao ambiente materno seria de se esperar que ocorressem reações imunológicas com produção de anticorpos contra estes dois agentes. Na verdade isto só acontece quando há uma falha no sistema imunológico, o que pode levar a quadros de infertilidade caracterizados por falhas repetidas em fertilização in vitro, em inseminações artificiais e abortamentos espontâneos.

São vários os fatores que devem ser pesquisados para se avaliar esta possibilidade e podem ser divididos basicamente em 5 classes:

I.  Casais compatíveis com o HLA-DQ alfa.
II.  Anticorpos antifosfolipídicos
III.  Fator Anti-Núcleo (FAN).
IV.  anticorpos antiespermáticos ou contra o fosfolípide fosfatidiletanolamina
V.  Atividade NK elevada.

Segue a rotina de exames que realizamos em nossa clinica:

Painel Anticorpos Antifosfolípides; FAN; Antiperoxidase; Antitiroglobulina; Natural Killer; Fator II Protrombina; Fator V; Homocisteína; Crossmatch; MTHFR-mutação; Proteína C; Proteína S; Antitrombina III; Antianexina; Citocinas Th1 e Th2; Glicodelina; IGFBP-1.

Dependendo dos resultados destes exames, o tratamento adequado deverá ser realizado previamente aos ciclos de fertilização ou inseminação para que se possa garantir o melhor percentual possível de sucesso.

Para o tratamento com fator de transferência linfocitário, no Rio de Janeiro recomendamos a Clinica Call (tel. (021- 2540 0612 ou 2540 0598) e em Campinas ou São Paulo o Dr. Ricardo Barini.

 





Indução da Ovulação

Inseminação Artificial

Fertilização "in vitro"

FIV com Doação de Óvulos

Tratamentos com sêmen de doador

Outros Tratamentos

PGD

HLA-G




© clínica de medicina reprodutiva 2003
Rua Alexandre Ferreira, 462 - Lagoa - Rio de Janeiro - Telefone: (21)2286-5921 | 2537-5218 - Fax: (21) 2579-0198